Pelo menos 728 famílias estão sem energia elétrica na Região Central. A informação é da AES Sul. De acordo com a concessionária, 10 cidades daqui sofrem com a falta de luz. Segundo a empresa, os alagamentos causados pelas chuvas dos últimos dias impedem o acesso das equipes em vários locais da área de concessão para atendimento a clientes que estão sem energia elétrica.
Veja como está a situação das rodovias da Região Central nesta segunda-feira
A empresa também teve que desligar a rede elétrica em determinados locais por segurança, uma vez que a água está muito próxima ou mesmo encostando em equipamentos, como transformadores, medidores, postes e fios. Neste momento há 2.324 clientes com fornecimento interrompido em 25 pontos da área de concessão no Estado.
Após decretar situação de emergência, Itaara cancela aulas no município
Confira os desligamentos por município na região e a quantidade de clientes atingidos em cada um:
Rosário do Sul: 314
Jaguari:118
São Gabriel: 105
Itaara: 74
Agudo: 46
São Sepé: 25
Mata: 18
Formigueiro:15
São Francisco de Assis: 10
Caçapava do Sul: 3
A AES Sul segue monitorando o nível das águas, juntamente com a Defesa Civil e as prefeituras. Tão logo as águas baixem a níveis seguros a energia será religada. No entanto, é impossível prever em quanto tempo isso ocorrerá.
Orientações
Ninguém deve se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos da rede elétrica. Não é possível saber se está ou não energizado, correndo risco de acidente grave. Também jamais deve se tentar religar a energia por conta própria. Para qualquer problema com a rede, chame a AES Sul:
Central de Relacionamento 0800 707 7272
Para informar falta de energia elétrica use o Torpedo Fácil, enviando um SMS para 28410, informando apenas o código de cliente.